segunda-feira

Actividade de solidariedade para Ribeira Brava em Cabo Verde

A Associação de Geminação de Abrantes, em conjunto com o grupo de Teatro Palha de Abrantes e o Cant'Abrantes, do Orfeão de Abrantes, e com a colaboração da Câmara Municipal de Abrantes, vai levar a efeito uma actividade de solidariedade para com a vila geminada de Ribeira Brava,na ilha de S. Nicolau, em Cabo Verde.
Trata-se de um bom espectáculo cultural, a que, aliás, tanto o Grupo de Teatro Palha de Abrantes, como o Orfeão de Abrantes, mais concretamente o Cant'Abrantes já nos habituaram, que irá ter lugar no Cine-Teatro S. Pedro no próximo dia 23 de Janeiro (sábado) às 21.30h. Os fundos obtidos com a venda dos bilhetes reverterão inteiramente para Ribeira Brava com o objectivo de os ajudar a minorar os enormes danos causados pelas chuvas torrenciais que, por duas vezes, no final do passado ano, fustigaram a ilha destruindo inúmeros bens e serviços essenciais dos seus habitantes.

Avatar foi o vencedor dos Globos de Ouro

Lista completa de premiados Cinema

Melhor filme de drama: "Avatar"
Melhor actriz em drama: Sandra Bullock, "The Blind Side"
Melhor actor em drama: Jeff Bridges, "Crazy Heart"
Melhor filme, comédia ou musical: "The Hangover" ("A Ressaca")
Melhor actriz em comédia ou musical: Meryl Streep, "Julie & Julia"
Melhor actor em comédia ou musical: Robert Downey Jr., "Sherlock Holmes"
Melhor actriz secundária: Mo'Nique, "Precious"
Melhor actor secundário: Christoph Waltz, "Inglourious Basterds"
Melhor filme de animação: "Up"
Melhor filme em língua estrangeira: "The White Ribbon (Das Weisse Band - Eine Deutsche Kindergeschichte)"
Melhor realizador: James Cameron, "Avatar"
Melhor argumento: Jason Reitman e Sheldon Turner, "Up in the Air" ("Nas Nuvens")
Melhor banda sonora original: Michael Giacchino, "Up"
Melhor música: "The Weary Kind", "Crazy Heart"

quinta-feira

Seminário sobre Redes de Empreendedorismo

"O auditório do edifício INOV’POINT, localizado no Tecnopolo do Vale do Tejo, recebe o seminário sobre Redes de Empreendedorismo, dia 21 de Janeiro (5ª feira), a partir das 09h30, organizado pela INOVREGIO - Associação de Inovação Regional.A organização pretende trazer à discussão o empreendedorismo na região, divulgando-o e procurando novas formas de o incentivar. Para isso, nos vários painéis do encontro serão apresentados casos de sucesso nesta área, que tenham como objectivo incentivar novos empreendedores, desenvolvidos por autarquias, escolas, empresas e BIC’s- Business and Innovation Centre (centros de apoio à inovação nas empresas). O 1º painel versará sobre empreendedorismo autárquico tendo como oradores os presidentes das câmaras de Abrantes, Santarém e Marinha Grande. Outro dos painéis incide sobre empreendedorismo no ensino, cujos oradores serão os presidentes dos três politécnicos da região: Tomar; Santarém e Leiria, para além de um representante do ISLA. O presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Francisco Maria Balsemão será orador no painel sobre empreendedorismo empresarial, juntando-se aos representantes da incubadora “D. Dinis”, Instituto Pedro Nunes e “Portus Parque”. Para o encerramento dos trabalhos estão previstas as presenças dos presidentes das CCDR Centro e Alentejo.As inscrições podem ser feitas até 19 de Janeiro na sede da Tagusvalley, em Alferrarede ou nos serviços da INOVREGIO, no Cartaxo. Podem ainda ser feitas on-line no domínio http://www.inovregio.com/"

segunda-feira

A RESPOSTA

Estava eu a perguntar, mas já alguém tinha respondido...
«“Quais os ruídos da nossa cidade?”. “Que componentes afectam a concentração e o sossego dos seus habitantes?. “Até que ponto percebemos que vivemos submersos em ruído?”. Estes serão alguns dos desafios colocados na iniciativa “Náufragos Sonoros – uma viagem experimental no ruído urbano”, organizada pelo Projecto NI&DEA da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e pela Campo Aberto – Associação de Defesa do Ambiente.
No próximo sábado, entre as 9h30 e as 12h30, a FEUP vai ser o palco de uma “viagem” experimental em torno do Ruído Urbano. Orientada por Rui Calejo Rodrigues – Professor da FEUP responsável pelo Projecto NI&DEA e Especialista em Engenharia Acústica da Ordem dos Engenheiros – esta iniciativa pretende dar a conhecer a perspectiva do ruído urbano tomando como exemplo aspectos da cidade do Porto.» in Quinta Cidade

Sonoridades Urbanas

No site CitySounds permite uma inovadora experiência sonora, ou seja, possibilita realizar uma viagem, através da música, por várias cidades. Na medida em que está em constante actualização permite uma perpétua renovação de experiências. No quadro principal estão as cidades mais activas, embora também seja possivel encontrar alguns sons de Lisboa, Porto ou Faro, como outras cidades portuguesas.
Que interessante seria podermos aceder on-line ás sonoridades urbanas diárias de diversas cidades do mndo. Até que ponto é que cada cidade tem caracteristicas sonoras próprias?

AVATAR


No ano 2154 DC, uma corporativa humana explora minério em Pandora, uma das luas de Polifemo, um dos três gigantes gasosos fictícios orbitando Alpha Centauri, a 4.4 anos-luz da Terra. Os humanos têm o objectivo de explorar em Pandora as reservas de um precioso minério chamado Unobtanium. Parker Selfridge (Giovanni Ribisi), chefe da operação mineira, emprega ex-soldados e ex-fuzileiros como mercenários.
Pandora é habitada por uma espécie indígena chamada Na'vi. Medindo quase 3 metros de altura, com caudas, ossos naturalmente reforçados e pelagem bioluminescente, os Na'vi vivem em intensa harmonia com a natureza mas são considerados primitivos pelos humanos.
Os humanos não são capazes de respirar na atmosfera de Pandora, a qual é rica em dióxido de carbono, metano e amónia. Além disso, não têm uma convivência pacífica com os Na'vi pois não entendem a sua cultura. Os cientistas humanos coordenados por Dra. Grace Augustine (Sigourney Weaver) criaram o «Programa Avatar», híbridos humano-Na'vi geneticamente modificados. Ou seja, permite a um humano compartilhar material genético com um Avatar (o humano é mentalmente ligado e pode conectar-se através de conexões neurais que lhe permitem o controle do corpo do Avatar). Jake Sully (Sam Worthington) é um ex-fuzileiro paraplégico, que vai para Pandora querendo dinheiro para uma operação que o curaria da paralisia. O irmão gémeo de Jake, Thomas, era um cientista do programa Avatar, e por conseguinte Jake é chamado para assumir seu lugar no programa dada a sua semelhança genética que permitiria compatibilidade com o Avatar do irmão. Mas a Dra. Augustine não fica contente com a substituição, pois o irmão de Jake era um cientista com anos de treino para participar do programa. Jake, por sua vez, nunca usou um Avatar e não tem nenhum conhecimento sobre a cultura Na'vi. A equipa de pesquisa permite que ele participe do programa, tendo-o mais como um segurança do que como um cientista.
Mas o imprevisto acontece e quando Jake está escoltando Grace e o biólogo Norm Spellman (Joel David Moore), sob a forma de Avatar, ele é atacado por uma criatura local e perde-se do resto do grupo. Na selva, é salvo por uma Na'vi fêmea, Neytiri (Zoë Saldaña). Neytiri inicialmente quer abandonar Jake, mas decide levá-lo para a Casa da Árvore, onde habita o seu clã, os Omaticaya, após ele ser coberto por sementes da Árvore da Vida, que Neytiri identifica como um sinal Eywa, a deusa que eles veneram.
Os colonizadores humanos e os nativos, os Na'vi, entram assim em guerra pelos recursos do planeta e em consequência pela continuação da existência da espécie nativa, assim como pela permanência dos humanos na ilha.

James Cameron trabalha no desenvolvimento de Avatar desde 1994. As filmagens deveriam ter-se iniciado logo após Titanic pelo que o filme teria sido lançado emlogo em 1999.
O filme foi lançado no formato 2D tradicional e também em 3D. A crítica diz que Avatar inova quer em termos da tecnologia cinematográfica, devido ao seu desenvolvimento com visualização 3D, como da gravação com câmaras que foram feitas especialmente para a produção deste filme.
O orçamento oficial do filme foi de U$ 237 milhões e em menos de um mês superou um bilhão de dólares de facturação, é actualmente a segunda maior bilheteira da história do cinema.
developed from Wikipédia

DIA SEM CALÇAS

“Cerca de 120 pessoas participaram ontem no ‘Dia sem Calças’, em Lisboa. A iniciativa ‘No Pants!’, que este ano foi realizada em 44 cidades, surge como um acto de pura diversão para a maioria dos participantes, que pretendem demonstrar também que a exposição de roupa interior não choca.
(…)
Francisco Belard, membro do ImprovLisboa, que organizou o dia sem calças na capital, fez um balanço muito positivo da iniciativa, lembrando que participantes triplicaram face à primeira edição, realizada no ano passado.”
In Correio da Manhã 11/01/2010

quinta-feira

Tese de mestrado sobre Couchsurfing


O antropólogo António Fernandes apresentou a sua Tese de Dissertação de Investigação em Antropologia sobordinado ao tema do fenómeno “couchsurfing” (trata-se de uma rede social da Internet que promove um serviço de hospitalidade gratuita a nível internacional a todo e qualquer membro que lá esteja inscrito), mais especificamente “O estudo das Relações Sociais no âmbito do ‘couchsurfing’” donde concluiu que há cada vez mais pessoas a dormir em sofás emprestados como modo de reforçar laços sociais. Em Portugal, existem registados actualmente 18236 membros, sendo 4696 de Lisboa. O grupo de Lisboa é, como assegura o estudo, “o mais dinâmico ao nível dos meetings espontâneos”.

Observatório da Juventude

"Através deste Observatório, a autarquia pretende acompanhar de perto os estudantes do concelho, entre o 10º e o 12º ano e, posteriormente, os percursos académicos para que, com o devido tempo, possam ser criadas condições para o regresso daqueles que prolongaram os seus estudos fora de Abrantes, e queiram regressar, ou para fazer estágios profissionais, curriculares ou para tentarem encontrar uma oportunidade de trabalho ou ainda uma oportunidade para criar o seu próprio negócio. Na prática, o acompanhamento permitirá saber qual o caminho que cada um escolhe quando termina o ensino secundário, se prosseguem os estudos no ensino superior ou no profissional e quais as áreas que vão seguir, para depois poderem ser encaminhados para a sua vida activa." in http://www.cm-abrantes.pt/ consultado 07/01/2010

quarta-feira

Correspondances

"La nature est un temple où de vivants piliers
Laissent parfois sortir des confuses paroles;
L´homme y passe à travers des forêts de symboles
Qui l´'observent avec des regards familiers.

Comme de longs échos qui loin se confondent
Dans une ténébreuse et profonde unité,
Vaste comme la nuit et comme la clarté,
Les parfums, les couleurs et ses sons se répondent.

Il est des parfums frais comme des chairs d'enfants,
Doux comme les hautbois, verts comme les prairies
- Et d'autres, corrompus, riches et triomphants.

Ayant l' expansion des choses infinies,
Comme l'ambre, le musc, le benjoin et l'encens,
Qui chantent les transports de l' esprit et des sens."

in Charles Baudelaire, "Les Fleurs du Mal", p. 24

Cantar as Janeiras em Abrantes

Elementos do grupo de música tradicional “Canta’ Abrantes” e alunos da Universidade da terceira Idade cantaram as Janeiras, terça-feira, dia 5 de Janeiro, a partir das 16h00.
Pelas 18h30 é a vez do Rancho Folclórico e Etnográfico da Sociedade Recreativa Pró Casais de Revelhos “Cantar as Janeiras”.
Também os utentes do Centro de Recuperação e Integração de Abrantes vão hoje dia 6 de Janeiro, cantar as Janeiras em Abrantes e Alferrarede, procurando manter viva a tradição do Dia de Reis.


As vozes dos jovens que constituem o grupo e os instrumentos musicais, as canções tradicionais da época e o apoio de alguns técnicos da Instituição são os ingredientes que fazem esta tradição anual.

O grupo iniciará o seu percurso, às 10h15, na Escola Prática de Cavalaria, seguindo-se uma actuação frente à Câmara Municipal de Abrantes, passando depois pela Santa Casa da Misericórdia de Abrantes e pela Biblioteca Municipal António Botto.

Como qualquer tradição, o hábito cultural de cantar as Janeiras foi passando de geração em geração, bem como o repertório musical. A tradição local será cantada em quadras de origem popular.

As Janeiras ou cantar as Janeiras é uma tradição em Portugal que consiste na reunião de grupos que se passeiam pelas ruas no início do ano, cantando de porta em porta e desejando às pessoas um feliz ano novo.
Ocorrem em Janeiro, o primeiro mês do ano. Este mês era o mês do deus Jano, o deus das portas e da entrada. Era o porteiro dos Céus e por isso muito importante para os romanos que esperavam a sua protecção. Era-lhe pedido que afastasse das casas os espíritos maus, sendo especialmente invocado no mês de Janeiro.Era tradição que os romanos se saudassem em sua honra no começar de um novo ano e daí derivam as Janeiras.
A tradição geral e mais acentuada, é que grupos de amigos ou vizinhos se juntem, com ou sem instrumentos (no caso de os haver são mais comuns os folclóricos: pandeireta, bombo, flauta, viola, etc.). Depois do grupo feito, e distribuídas as letras e os instrumentos, vão cantar de porta em porta pela vizinhança.
Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras (castanhas, nozes, maçãs, chouriço, morcela, etc. Por comodidade, é hoje costume dar-se chocolates e dinheiro, embora não seja essa a tradição).
No fim da caminhada, o grupo reúne-se e divide o resultado, ou então, comem todos juntos aquilo que receberam.
As músicas utilizadas, são por norma já conhecidas, embora a letra seja diferente em cada terra
.” In Wikipédia