segunda-feira

AVATAR


No ano 2154 DC, uma corporativa humana explora minério em Pandora, uma das luas de Polifemo, um dos três gigantes gasosos fictícios orbitando Alpha Centauri, a 4.4 anos-luz da Terra. Os humanos têm o objectivo de explorar em Pandora as reservas de um precioso minério chamado Unobtanium. Parker Selfridge (Giovanni Ribisi), chefe da operação mineira, emprega ex-soldados e ex-fuzileiros como mercenários.
Pandora é habitada por uma espécie indígena chamada Na'vi. Medindo quase 3 metros de altura, com caudas, ossos naturalmente reforçados e pelagem bioluminescente, os Na'vi vivem em intensa harmonia com a natureza mas são considerados primitivos pelos humanos.
Os humanos não são capazes de respirar na atmosfera de Pandora, a qual é rica em dióxido de carbono, metano e amónia. Além disso, não têm uma convivência pacífica com os Na'vi pois não entendem a sua cultura. Os cientistas humanos coordenados por Dra. Grace Augustine (Sigourney Weaver) criaram o «Programa Avatar», híbridos humano-Na'vi geneticamente modificados. Ou seja, permite a um humano compartilhar material genético com um Avatar (o humano é mentalmente ligado e pode conectar-se através de conexões neurais que lhe permitem o controle do corpo do Avatar). Jake Sully (Sam Worthington) é um ex-fuzileiro paraplégico, que vai para Pandora querendo dinheiro para uma operação que o curaria da paralisia. O irmão gémeo de Jake, Thomas, era um cientista do programa Avatar, e por conseguinte Jake é chamado para assumir seu lugar no programa dada a sua semelhança genética que permitiria compatibilidade com o Avatar do irmão. Mas a Dra. Augustine não fica contente com a substituição, pois o irmão de Jake era um cientista com anos de treino para participar do programa. Jake, por sua vez, nunca usou um Avatar e não tem nenhum conhecimento sobre a cultura Na'vi. A equipa de pesquisa permite que ele participe do programa, tendo-o mais como um segurança do que como um cientista.
Mas o imprevisto acontece e quando Jake está escoltando Grace e o biólogo Norm Spellman (Joel David Moore), sob a forma de Avatar, ele é atacado por uma criatura local e perde-se do resto do grupo. Na selva, é salvo por uma Na'vi fêmea, Neytiri (Zoë Saldaña). Neytiri inicialmente quer abandonar Jake, mas decide levá-lo para a Casa da Árvore, onde habita o seu clã, os Omaticaya, após ele ser coberto por sementes da Árvore da Vida, que Neytiri identifica como um sinal Eywa, a deusa que eles veneram.
Os colonizadores humanos e os nativos, os Na'vi, entram assim em guerra pelos recursos do planeta e em consequência pela continuação da existência da espécie nativa, assim como pela permanência dos humanos na ilha.

James Cameron trabalha no desenvolvimento de Avatar desde 1994. As filmagens deveriam ter-se iniciado logo após Titanic pelo que o filme teria sido lançado emlogo em 1999.
O filme foi lançado no formato 2D tradicional e também em 3D. A crítica diz que Avatar inova quer em termos da tecnologia cinematográfica, devido ao seu desenvolvimento com visualização 3D, como da gravação com câmaras que foram feitas especialmente para a produção deste filme.
O orçamento oficial do filme foi de U$ 237 milhões e em menos de um mês superou um bilhão de dólares de facturação, é actualmente a segunda maior bilheteira da história do cinema.
developed from Wikipédia

Nenhum comentário: