quarta-feira

Cantar as Janeiras em Abrantes

Elementos do grupo de música tradicional “Canta’ Abrantes” e alunos da Universidade da terceira Idade cantaram as Janeiras, terça-feira, dia 5 de Janeiro, a partir das 16h00.
Pelas 18h30 é a vez do Rancho Folclórico e Etnográfico da Sociedade Recreativa Pró Casais de Revelhos “Cantar as Janeiras”.
Também os utentes do Centro de Recuperação e Integração de Abrantes vão hoje dia 6 de Janeiro, cantar as Janeiras em Abrantes e Alferrarede, procurando manter viva a tradição do Dia de Reis.


As vozes dos jovens que constituem o grupo e os instrumentos musicais, as canções tradicionais da época e o apoio de alguns técnicos da Instituição são os ingredientes que fazem esta tradição anual.

O grupo iniciará o seu percurso, às 10h15, na Escola Prática de Cavalaria, seguindo-se uma actuação frente à Câmara Municipal de Abrantes, passando depois pela Santa Casa da Misericórdia de Abrantes e pela Biblioteca Municipal António Botto.

Como qualquer tradição, o hábito cultural de cantar as Janeiras foi passando de geração em geração, bem como o repertório musical. A tradição local será cantada em quadras de origem popular.

As Janeiras ou cantar as Janeiras é uma tradição em Portugal que consiste na reunião de grupos que se passeiam pelas ruas no início do ano, cantando de porta em porta e desejando às pessoas um feliz ano novo.
Ocorrem em Janeiro, o primeiro mês do ano. Este mês era o mês do deus Jano, o deus das portas e da entrada. Era o porteiro dos Céus e por isso muito importante para os romanos que esperavam a sua protecção. Era-lhe pedido que afastasse das casas os espíritos maus, sendo especialmente invocado no mês de Janeiro.Era tradição que os romanos se saudassem em sua honra no começar de um novo ano e daí derivam as Janeiras.
A tradição geral e mais acentuada, é que grupos de amigos ou vizinhos se juntem, com ou sem instrumentos (no caso de os haver são mais comuns os folclóricos: pandeireta, bombo, flauta, viola, etc.). Depois do grupo feito, e distribuídas as letras e os instrumentos, vão cantar de porta em porta pela vizinhança.
Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras (castanhas, nozes, maçãs, chouriço, morcela, etc. Por comodidade, é hoje costume dar-se chocolates e dinheiro, embora não seja essa a tradição).
No fim da caminhada, o grupo reúne-se e divide o resultado, ou então, comem todos juntos aquilo que receberam.
As músicas utilizadas, são por norma já conhecidas, embora a letra seja diferente em cada terra
.” In Wikipédia

Nenhum comentário: