quarta-feira

Municipio Brasileiro recria Museu de Arte Rupestre de Mação


«A criação de um pólo museológico no município brasileiro de S. José, no seguimento do espaço já existente em Mação, foi “um dos objectivos alcançados” no seminário internacional ceramista que decorreu durante três dias na vila ribatejana.
Luís Oosterbeek, director do Museu de Arte Pré-histórica e do Sagrado do Vale do Tejo de Mação, disse à agência Lusa que o seminário internacional, que reuniu arqueólogos, investigadores e especialistas ceramistas de todo o mundo, “permitiu alcançar os três grandes objectivos” a que se propunha, “a começar pela implementação no Brasil de um pólo do ‘Instituto Terra e Memória’”.
Segundo afirmou, “como primeiro grande objectivo, conseguimos juntar em Mação pessoas não só ligadas à arqueologia, mas também à etnografia e à criação artística na área da cerâmica com o intuito, alcançado, de abraçar uma visão comum e criar um grupo de trabalho que desenvolva projectos em Mação e em outros países, que irão ter um impacto extraordinário”.
“Uma das coisas que iremos fazer, em Mação mas também em África e na América, é, a partir das cerâmicas que pesquisámos na arqueologia e das técnicas antigas que conseguimos recuperar, procurar pessoas interessadas em aprender essas técnicas antigas, em as reproduzir e disso conseguir viver.
“O segundo grande objectivo”, acrescentou, “era ter uma dimensão internacional forte, alcançado com este protocolo com o Brasil, e que vai permitir expandir o projecto ao nível de uma rede mundial”.
“O município de S. José”, segundo disse Oosterbeek, “é o ponto de arranque para todo o sul e sudeste do Brasil”.
“O terceiro grande objectivo que resultou deste seminário internacional foi o facto da comitiva de autarcas brasileiros não se ter limitado à gestão do património cultural, mas ter incidido em outras duas vertentes importantes para Mação e para Portugal”.
“As oportunidades de negócio para os empresários, que quiseram levar um retrato fiel das oportunidades de investimento a efectuar nesta região, e a acção social, com a presença da secretária responsável, Lurian Lula da Silva, filha do presidente da República do Brasil, que se quis inteirar de como aqui se trabalha nesta vertente”, afirmou.
Uma “visão partilhada” por Adriano de Brito, Superintendente da Cultura e Turismo do Município de S. José, que afirmou à Lusa que os convénios assinados na madrugada de quarta-feira “abrem portas para futuras negociações”.
“São novas ferramentas para um combate comum no esbater das desigualdades sociais”, afirmou.
Através da cultura, apostando na identidade cultural e na auto-estima, baseado num trabalho humanista de reconhecimento e engrandecimento pessoal das comunidades mais desfavorecidas, estaremos certamente a contribuir para o engrandecimento dos povos e dos países”, disse Adriano de Brito.
Um sentimento que Saldanha Rocha, presidente da Câmara de Mação, disse “compartilhar” ao afirmar à Lusa que, “apesar de Mação ser um pequeno município, “é como uma pequena aldeia através do qual se abre uma janela para o resto do mundo”.
“É um projecto multidisciplinar que pode ajudar ao desenvolvimento dos povos, de Mação e do resto do mundo”, concretizou.» in Quinta Cidade

Para mais informações sobre o Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo consultar http://81.193.119.47/~museu/


Nenhum comentário: