segunda-feira

RESUMINDO

"Como se o destino de um país estivesse pendente do resultado de um jogo, como se Portugal fosse uma coisa que voga ao sabor da perícia dos pés de uns quantos."
- uma jangada de pedra ao estilo de Saramago.
A NOVA RELIGIÃO E OS SEUS SANTOS

"Várias pessoas que mal conheço me disseram ontem algo como “então amanhã todos a um quarto para as oito em frente à televisão”. Primeiro uma no trabalho, depois outra num balcão, outra ainda no prédio, como membros duma seita instruídos para a conversão. Como não sou totalmente estúpido percebi tratar-se de uma referência ao jogo da selecção portuguesa. Desamarelei quanto pude o sorriso e grunhi alguma coisa simpaticamente imperceptível, para não ficar (ainda mais) catalogado como intelectual e desviante sexual. Mas depois fiquei intrigado. Havia qualquer coisa de místico naquele apelo à congregação à volta da fogueira, isto é, televisão. Para mais em casas e bares e restaurantes separados. Como se os meus interlocutores achassem que uma qualquer energia passa deles aos televisores, alapa-se aos raios catódicos ou seus equivalentes hi-tech, concentrando-se orgiasticamente algures e sendo canalizada para um satélite, regressando exponenciada à Terra qual space-juice e entrando nas câmaras que num relvado suíço filmam Cristiano Ronaldo e, finalmente, penetrando o rapaz e inseminando-o de vontade, ao som do frémito de colectivas e patrióticas vibrações.
(se calhar vou mas é mesmo ver o jogo…)" in http://blog.miguelvaledealmeida.net/

Parece-me, inversamente a esta visão difundida por Miguel Vale de Almeida, que os raios são passados inversamente. É como se os pés de Cristiano Ronaldo (o santo), discursassem, passando uma qualquer energia alapa-se aos raios catódicos ou seus equivalentes hi-tech, concentrando-se orgiasticamente algures e sendo canalizada para um satélite, regressando exponenciada à Terra qual space-juice e entrando nos televisores inseminando-nos de colectivas e patrióticas vibrações, e qual seita sentimo-nos parte integrante do todo que é Deus (Futebol), esquecendo as agonias do dia-a-dia.

P.S. Acho que os membros do governo adorariam que os jogos da selecção durassem o ano todo...